Dicas Mapa Fernando de Noronha

Mapa Fernando de Noronha: encontre todos os pontos da ilha

Você é aquele tipo de turista que gosta de estar preparado para tudo? Durante a organização da sua bagagem, é sempre bom incluir um mapa estratégico do local para onde está indo, principalmente se for a sua primeira vez na região. Pensando nisso, preparamos um Mapa Fernando de Noronha.

Noronha é um destino muito procurado por turistas de todas as partes do mundo, afinal, além de ser uma das poucas ilhas turísticas do país, também é um lugar bem preservado repleto de encantos naturais. Mesmo não sendo uma ilha muito grande, para encontrar todas as praias e pontos turísticos da região é essencial conhecer a geografia do lugar.

Para entender melhor onde fica Fernando de Noronha, é importante saber que a ilha está a 545 km de distância de Recife, capital do Estado de Pernambuco. Além disso, saiba que para conhecer de perto as águas cristalinas do arquipélago de Fernando de Noronha, você precisará pagar a taxa de preservação que garante o trabalho de preservação ambiental do ICMBio e do projeto Tamar na ilha.

Com o nosso Mapa Fernando de Noronha você consegue encontrar todos os principais pontos da ilha facilmente. Continue sua leitura, baixe o seu mapa de Fernando de Noronha e descubra os melhores lugares da ilha.

Mapa Fernando de Noronha

Conheça as praias do centro

No primeiro dia na ilha, nossa dica é partir em passeio para conhecer as praias mais próximas do centro da Vila dos Remédios. Como esse passeio pode ser feito por conta própria e não precisa do ingresso do Parque Nacional Marinho, ele é ideal para conhecer alguns dos melhores locais da ilha logo após a sua chegada.

Observando nosso mapa Fernando de Noronha acima, você consegue acompanhar a nossa dica de roteiro para esse passeio.

É importante saber que a Vila dos Remédios é o centro comercial da ilha, ou seja, os principais restaurantes, bares e hospedagens se encontram na Vila. O passeio ideal para conhecer as praias do centro parte da Vila dos Remédios em direção a costa do mar de dentro.

Seguindo pela BR 363, a principal rodovia da ilha, e seguindo em direção ao Palácio São Miguel, você chega ao centro histórico do local. Vale a pena visitar o palácio e Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Siga em frente para conhecer a Praia e o Bar do Cachorro, um dos pontos turísticos mais conhecidos do local.

Lembre-se de conferir a tábua das marés antes de visitar essa praia, pois o mar costuma tomar toda a faixa de areia durante a maré alta. Se preferir, siga pelo acesso à direita e conheça as praias do Meio e da Conceição.

A Praia da Conceição é ideal para quem gosta de uma praia mais movimentada, o local conta com quadras de esporte na areia e o famoso Bar Duda Rei. Na saída das praias, siga a sua esquerda durante uma caminhada de 20 minutos para conhecer a vista panorâmica do Forte de Nossa Senhora dos Remédios.

Melhores praias do Mar de Dentro

mar de dentro noronha

No nosso mapa Fernando de Noronha, a costa da ilha voltada para o Mar de Dentro conta com algumas das praias mais cobiçadas de toda a ilha, isso porque o mar de dentro, voltado para o continente americano, possui águas calmas e cristalinas, ideal para o mergulho.

Uma dica legal é acordar bem cedo e aproveitar para conhecer essas praias de uma só vez durante a maré baixa, quando o mar recua e dá acesso pela areia entre as praias. Partindo da Praia do Americano, siga em uma caminhada leve e calma em direção ao Morro Dois Irmãos.

Dessa maneira você conhece a Praia dos Americanos, Praia do Bode, Praia do Quixabinha, Praia Cacimba do Padre, e, finalmente, a Baía dos Porcos. Nenhuma dessas praias estão no território do Parque Nacional Marinho, entretanto, para chegar ao acesso para a Praia do Boldró, você vai precisar de um transporte.

O tradicional passeio Ilha Tour te leva com transporte particular e guia especializado a todas essas praias, além de vários outros pontos dentro do Parque Nacional Marinho, como a Baía do Sancho, eleita quatro vezes consecutivas a mais bonita do mundo!

Conheça a vida marinha das praias do Mar de Fora

mar de fora noronha

Depois de conhecer as águas calmas do Mar de Dentro, vale a pena descobrir a rica vida marinha de Fernando de Noronha presente nas águas do Mar de Fora. As praias voltadas para o continente africano costumam abrigar várias espécies marinhas diferentes, além de servirem como berçário natural.

Próxima ao centro da ilha, a Praia do Atalaia é conhecida por abrigar uma variada fauna marinha na sua famosa piscina natural. Protegida pelo IBAMA, é necessário agendar sua visita, só são permitidos 100 turistas por dia na praia, por questões ambientais.

Com acesso facilitado por meio do transporte público da ilha, a praia da Baía do Sueste costuma ser frequentada por tartarugas marinhas diariamente. Por isso, vale a pena visitar o local. Em seguida, conheça a Praia do Leão.

Com vista panorâmica e beleza inconfundível, é na Praia do Leão que acontece a desova das tartarugas marinhas. No local você também pode observar a Ilha do Leão e a Ilha da Viúva. É importante saber que todas essas praias estão no território do Parque Nacional Marinho, por isso, para visitar essas praias, você vai precisar do seu ingresso.

Descubra a costa com um passeio de barco

passeio de barco

Dois passeios quase obrigatórios para os turistas de primeira viagem são o Ilha Tour e o Passeio de Barco. Para conhecer toda a costa do mar de dentro, de ponta a ponta, no embalo do mar de Noronha, o tradicional passeio de barco é a melhor opção!

Dessa maneira, o turista consegue conhecer os demais pontos da costa, desde a ponta das ilhas secundárias, até o outro extremo na Ponta da Sapata, um dos melhores pontos de mergulho do país.

O barco parte da Praia do Porto e tem duração total de 3 horas. Antes de finalizar o passeio, o turista ainda tem a oportunidade de aproveitar um mergulho refrescante na Baía do Sancho. Lembre-se de levar o seu ingresso do Parque Nacional Marinho.

Escolha os melhores passeios

melhores passeios

Como grande parte desses passeios aos principais cantos da ilha precisam de transporte, o turista tem duas opções: alugar um buggy ou contratar o serviço de uma empresa de turismo local. Se você optar pelo aluguel de um buggy, saiba que terá que contar com o preço do aluguel diário do transporte, além da gasolina, que na ilha costuma ter um preço bem salgado.

Além disso, mesmo com o Mapa Fernando de Noronha, alguns acessos são bem difíceis de encontrar, e contar com o apoio de um guia especializado na região é essencial para encontrar os melhores lugares. Para isso, a Atalaia te oferece uma seleção especial de passeios com transporte e acompanhamento de guia local.

Vale a pena garantir os tradicionais passeios Ilha Tour e Passeio de Barco. Se você é fã do ecoturismo ou quer conhecer de pertinho a natureza preservada do local, conheça a Trilha Costa dos Mirantes.

Descubra Noronha com todo o conforto que você merece

fernando de noronha

Noronha é um destino repleto de atrações e pontos turísticos, por isso, viajar para o lugar é aproveitar a melhor experiência de uma ilha paradisíaca sem sair do país. Mas para garantir acesso facilitado para as melhores atrações, vale a pena contar com o serviço de uma empresa especializada na região. 

Quer conhecer Fernando de Noronha com os melhores passeios? Então clique aqui e escolha o seu roteiro de viagem. 

Tags: