Passeios trilhas fernando de noronha

Trilhas Fernando de Noronha: conheça as 7 mais cobiçadas pelos turistas

O Brasil conta com alguns dos destinos mais procurados pelos amantes do ecoturismo, isso porque a natureza rica do nosso país é responsável por alguns dos cenários mais excepcionais do mundo! E Noronha não fica de fora da lista dos passeios mais cobiçados. A natureza preservada da ilha chama a atenção dos turistas que viajam até o lugar para realizar as famosas trilhas Fernando de Noronha.

Se você ainda não conhece as trilhas especiais da Noronha, você precisa ler esse conteúdo até o final para entender porque vale a pena realizar esses passeios durante sua estadia na ilha. As opções de trilhas são várias, e cada uma conta com um encanto particular que vai te fazer se apaixonar ainda mais pela natureza local.

Continue sua leitura e descubra quais trilhas Fernando de Noronha são mais indicadas para você!

Trilhas do Parque Nacional Marinho

parque nacional marinho

Noronha é uma ilha com a natureza preservada, por isso, as trilhas ecológicas são sempre uma boa pedida para conhecer de perto o melhor da fauna e flora local. A ilha conta com muitas opções de trilhas, entretanto, para aproveitá-las da maneira correta, é essencial ter algumas informações importantes em mente.

A primeira coisa que você precisa saber é que algumas trilhas Fernando de Noronha podem estar localizadas dentro do território do Parque Nacional Marinho, e nesses casos, você precisará de autorização prévia do IBAMA, além de estar acompanhado de guia credenciado para realizar essas trilhas. Vale lembrar que para entrar na área do parque, você precisa garantir o seu ingresso.

Você pode visitar o site do oficial do Parnanoronha e realizar o pagamento on-line do ingresso antes mesmo de desembarcar, ou deixar para realizar o pagamento no Centro de Visitantes do Projeto TAMAR, local onde você também irá realizar a retirada no passe.

Algumas das trilhas Fernando de Noronha mais procuradas estão localizadas na área do parque, já que essa região é a mais rica em natureza preservada. Conheça a seguir algumas delas.

Trilha da Baía dos Golfinhos

baía dos golfinhos

Se você estiver acompanhado de um grupo com crianças pequenas ou idosos, essa trilha Fernando de Noronha é recomendada por ser mais leve, com uma curta caminhada para conhecer a linda vista do Mirante dos Golfinhos. O mirante fica no alto de um penhasco de 70 metros de altura, numa localização privilegiada para observar os golfinhos rotadores que habitam as águas do local.

O percurso de 2 km é todo feito por meio de trilhas suspensas que garantem conforto para os visitantes. O banho de mar não é permitido no local, já que a baía dos Golfinhos é um santuário.

Trilha da Atalaia

trilha atalia

Essa trilha é muito procurada pelos turistas, já que é obrigatória para conhecer o aquário natural da praia do Atalaia. É importante saber que a visita ao local é controlada, apenas 100 pessoas são permitidas por dia, divididas em grupos menores que têm permissão para permanecer 20 minutos no local.

Suas piscinas naturais possuem águas claras, com profundidade de apenas 80 cm, e uma rica vida marinha. Para garantir a sua vaga na Trilha do Atalaia, você pode se inscrever na sede do Projeto Tamar na ilha. Vale lembrar que durante a visita é proibido o uso de protetor solar, bronzeador e nadadeiras.

Essa trilha Fernando de Noronha pode ser longa ou curta, de 45 minutos de duração total, ou até 3 horas, escolha a melhor opção de acordo com a sua disposição.

Trilha Costa dos Mirantes

trilha costa mirantes

Também conhecida como Trilha do Sancho, vale a pena realizar esse percurso leve de 2,3 km. Isso porque essa trilha Fernando de Noronha conta com parada em seis mirantes com vistas de cenários especiais da ilha, como o Mirante dos Golfinhos, onde você pode assistir o salto matinal dos golfinhos rotadores, e o Mirante Dois Irmãos, com vista para o Morro Dois Irmãos, mais famoso cartão postal da ilha.

A maior parte da trilha Costa dos Mirantes é feita por meio de trilhas suspensas e acessíveis. No final, você ainda pode garantir um mergulho na praia da Baía do Sancho, eleita quatro vezes consecutivas a melhor praia do Brasil.

Trilhas do APA

trilha do APA

Fernando de Noronha conta com duas áreas de preservação ambiental: a área do Parque Nacional Marinho e a APA, área de preservação ambiental, território destinado à ocupação humana que também segue padrões para garantir o cuidado com a natureza local. 

As trilhas Fernando de Noronha que estão localizadas na APA, diferente das trilhas do parque, não precisam de acompanhamento de guias ou autorização prévia do IBAMA. Entretanto, vale lembrar que os fiscais da ICMBio estão sempre atentos para multar os visitantes que não respeitarem a preservação ambiental em qualquer local da ilha. Para te ajudar a escolher sua opção de trilhas Fernando de Noronha, separamos as melhores trilhas da APA, confira a seguir.

Caminhada histórica

trilha histórica

A Caminhada Histórica é uma trilha leve, de 1,2 km realizada no centro da ilha, na Vila dos Remédios. Nessa caminhada você conhece alguns dos pontos históricos da ilha e confere o acervo resguardado no Memorial Noronhense.

Na trilha de curta duração e dificuldade leve, você também visita às ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Remédios, com uma vista 360º de parte da ilha.

Trilha Piquinho

trilha piquinho

A Trilha Piquinho te leva ao alto do segundo ponto mais alto da ilha para assistir ao verdadeiro show do pôr do sol. Durante o passeio você se mantém em contato com a vegetação local, conhecendo de perto a rica fauna e flora noronhense.

O percurso tem 2,7 km e o nível de dificuldade é médio, já que a trilha envolve escalada de rochas. O esforço do percurso demanda preparação física, mas a vista privilegiada do topo da ilha vai fazer todo o esforço valer a pena!

Circuito Mar de dentro

circuito mar de dentro

Essa trilha é realizada por volta da costa do mar do dentro da ilha, que conta com águas mais tranquilas, de cor esverdeadas e de uma beleza exemplar. Nessa caminhada de dificuldade média, com duração de cerca de 5 horas, você vai visitar todas as praias mais conhecidas do mar de dentro: praias do Cachorro, Meio e Conceição, encosta do Morro do Pico e praias do Boldró, Americano, Bode, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos. 

Cada uma dessas praias contam com encantos únicos que vão te fazer se apaixonar por cada local especial da ilha. Durante a Trilha do Mar de Dentro há paradas para mergulho e banhos de mar. 

Circuito Mar de fora

trilhas fernando de noronha no mar de fora

Já na Trilha do Mar de Fora, você tem a oportunidade de conhecer as praias com as águas mais movimentadas da ilha, voltadas para o continente africano. O roteiro do circuito passa pelos mirantes das Caracas, Maré Gráfica, Mirante da praia da Caieira e Buraco da Raquel, dando uma passadinha pelo alagados dos tubarões. Antes de finalizar o passeio, passamos pela Ponta do Air France, local onde o mar de ora encontra com o mar de dentro.

Vale muito a pena realizar essa trilha de dificuldade média para conhecer alguns dos lugares menos conhecidos da ilha, mas que contam com uma beleza única.

Conheça o melhor da ilha por meio das trilhas Fernando de Noronha

trilhas fernando de noronha

Noronha é uma ilha com a natureza preservada, por isso, as trilhas Fernando de Noronha são sempre uma boa pedida para conhecer de perto o melhor da fauna e flora local. Lembre-se de realizar essa visita com consciência, respeitando a natureza e a vida marinha local.

Para garantir trilhas com acompanhamento de guias credenciados, translado de ida e volta, com seguro turista, você pode contar com o serviço das empresas especializadas em passeios na ilha.

Garanta seus passeios em Noronha e escolha suas trilhas favoritas! Clique aqui para conhecer.

Tags: