Taxa Fernando de Noronha: conheça as taxas cobradas na ilha

Taxa Fernando de Noronha_atalaia

Fernando de Noronha é um arquipélago super preservado, suas paisagens naturais conseguem manter o encanto da sua fauna e flora devido ao trabalho empenhado dos órgãos de preservação que atuam no território e são responsáveis pela taxa em Fernando de Noronha

Para manter seu trabalho e assegurar a saúde da vida natural na ilha, algumas taxas são cobradas para os turistas que desejam conhecer seus encantos. Saiba a seguir quais são as taxas obrigatórias pagas pelos turistas durante a viagem.

Taxa de Ingresso ao Parque Nacional Marinho (PARNAMAR):

Taxa Fernando de Noronha_atalaia_6

A pagamento dessa taxa permite acesso ao território do Parque Nacional Marinho, onde estão incluídas algumas das praias mais conhecidas de Noronha, como a Praia do Leão, Praia da Atalaia, Praia do Sueste, Praia do Sancho e Baía dos Porcos.

O valor é fixado para turistas brasileiros e para estrangeiros e é válido por 10 dias, para valores atualizado consultar:  https://tickets.parnanoronha.com.br .

Para garantir a liberação para as áreas de proteção do Parque, caso tenha realizado o pagamento previamente pela internet, você deverá trocar o comprovante de pagamento pelo seu passe de visitante no centro da ICMBio na ilha.

A taxa pode ser paga em três locais para os turistas que não realizaram o pagamento on-line: no Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na praça do Flamboyant da Vila dos Remédios e no PIC Golfinho-Sancho, no acesso às trilhas do Mirante dos Golfinhos e Mirante do Sancho.

Mas saiba que você não precisa necessariamente pagar essa taxa, caso seus passeios não passem pelas praias em território do Parque. Se você quiser fugir desse valor, escolha as praias do Meio, Praia da Conceição, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia do Boldró, Cacimba do Padre, Praia do Meio e Praia do Cachorro, todas elas fora do Parque Nacional Marinho.

Se precisar do passe para os seus passeios, lembre-se de garantir o seu assim que desembarcar na ilha, dessa maneira você já pode partir para a diversão sem atrasos.

Taxa de Preservação Ambiental (TPA):

Taxa Fernando de Noronha_atalaia_5

Essa taxa é paga de acordo com os dias de estadia na ilha, para o período de 10 dias, de acordo com a tabela oficial. Se por algum motivo você tiver que antecipar a sua saia da ilha antes do período programado e pago, não se preocupe pois você poderá receber o valor da diferença do período em que ia ficar na ilha a mais antes de embarcar para o continente.

De maneira similar, caso decida prolongar a sua estadia, você deverá procurar o IBAMA até o vencimento inicialmente previsto e renová-lo de acordo com o novo período de permanência. Cuidado com as datas! Turistas que não renovarem sua permanência antes do vencimento serão cobrados o dobro do valor inicial.

A taxa Fernando de Noronha também poderá ser paga on-line no site oficial do governo, onde o visitante terá que realizar o seu cadastro e preencher um formulário de pagamento com alguns dados da viagem.

Lembre-se de pagar o boleto pelo menos três dias antes da data de vencimento, por causa do prazo para confirmação do pagamento. Os turistas que não o realizarem previamente poderão fazê-lo no aeroporto no momento do desembarque, onde haverá uma entrada exclusiva para quem pagou a TPA através da Internet.

Pilotos de aeronaves em serviço no arquipélago tem isenção da taxa pelo período de 72 horas e não precisam realizar o cadastro no site, apenas no aeroporto de Fernando de Noronha no momento do desembarque

Organize-se para viajar

Taxa Fernando de Noronha_atalaia_4

Como o arquipélago é uma região preservada sob a administração do ICMBio, o planejamento é essencial para garantir acesso aos seus passeios sem atrasos.

Organize o seu orçamento de viagem de acordo com a taxa Fernando de Noronha e pesquise bem os passeios. A visitação à praia do Atalaia, por exemplo, só é permitida mediante agendamento prévio, e apenas 100 turistas têm acesso à praia por dia.

Projeto Tamar

Taxa Fernando de Noronha_atalaia_3

Um dos pontos turísticos mais interessantes da ilha é o Projeto Tamar que ajuda a manter e preservar a fauna marinha local.

O projeto iniciou suas atividades no arquipélago em 1984, e dois anos depois foi responsável pela criação da APA, Área de Proteção Ambiental. Fernando de Noronha é a principal base de trabalho para o Tamar, sendo a praia do Leão o centro das atividades do Parque Nacional Marinho por decreto federal em 1988, devido à concentração de 80% das desovas de tartarugas marinhas na região.

O projeto também é responsável pela educação ambiental de grande parte dos turistas que visitam o arquipélago, seu Centro de Visitantes e seu Museu Aberto das Tartarugas Marinhas são ótimos passeios se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre a vida marinha da ilha e o trabalho que o Tamar realiza com o intuito de preservar o local.

Passeios repletos de belezas naturais

Taxa Fernando de Noronha_atalaia_2

Fernando de Noronha é conhecida pela sua natureza estonteante e sua preservação da fauna e flora local, por isso que o trabalho dos órgãos responsáveis são tão importantes. A ilha ainda conta com empresas responsáveis e profissionais que oferecem passeios para conhecer todas essas belezas naturais de acordo com a regulamentação de preservação.