Conheça as praias de Fernando de Noronha e saiba por que foram eleitas as mais bonitas do mundo

Imagine aproveitar alguns dias em uma ilha paradisíaca com águas cristalinas e muita tranquilidade. Saiba que as praias de Fernando de Noronha podem te proporcionar essa sensação deliciosa e, por isso, são consideradas as mais bonitas do mundo!

A Baía do Sancho e a Cacimba do Padre, duas das praias de Fernando de Noronha, estão sempre presentes nas listas de praias mais bonitas do mundo. Já a Praia do Sancho ganhou por 3 anos consecutivos o prêmio do TripAdvisor, o Travaller’s Choice, de melhor praia do mundo.

Continue lendo esse artigo para conferir quais praias de Fernando de Noronha você deve visitar para aproveitar ao máximo as belezas naturais desse destino turístico paradisíaco.

Praia do Atalaia

praias de fernando de noronha_atalaia_6

Essa é uma praia especial. Fica protegida pelo IBAMA, pois está localizada numa região conhecida por ser um berçário natural para animais marinhos, inclusive para os tubarões. Como em todas as praias de Fernando de Noronha, com um snorkel, você poderá ver de perto muitos desses animais.

A visitação da Praia do Atalaia pode ser feita através de um passeio de mergulho na maré baixa quando a piscina natural do Atalaia se forma. Nessa oportunidade, você também vai ver muitas rochas escuras na trilha, mostrando a origem vulcânica da estrutura da ilha.

Outra rocha a ser notada é o Morro do Frade que fica dentro do mar, próximo à piscina do Atalaia, e é um ótimo plano de fundo para fotos de tirar o fôlego.

Uma outra maneira de ir à Praia do Atalaia é fazendo a trilha pelo parque. Esse passeio deve ser agendado, previamente e pessoalmente, no ICMBio, com no mínimo 4 dias de antecedência. É necessário agendar porque são permitidos apenas 100 turistas por dia, por questões ambientais.

Nesses passeios, são formados grupos de até 17 pessoas para fazer a trilha e cada grupo tem até 30 minutos de flutuação para observar a piscina natural.Você pode optar por duas trilhas na hora de agendar seu passeio:

Trilha do Atalaia (curta): O passeio completo é de, em média, 2h e a caminhada dura cerca de 30 minutos. Nesse passeio não é obrigatório o acompanhamento do guia e essa trilha leva até a piscina natural do Atalaia.

Trilha Pontinha Caieira (longa): São cerca de 5h de passeio contando o tempo de flutuação, sendo em média 4h de caminhada. São 3 paradas: Praia do Atalaia, piscina natural de Pontinha e Enseada da Caieira. Você também vai passar pelo Mirante da Ponta da Pedra Alta. Nesse passeio, o acompanhamento do guia é obrigatório e é preciso fazer um agendamento prévio.

Confira as informações necessária no vídeo abaixo e veja por que essa praia é parada obrigatória para quem visita Fernando de Noronha: 

Praia do Sancho
praias de fernando de noronha_atalaia_5

Essa é simplesmente a praia mais bonita do Brasil (e do mundo!). A paisagem é um espetáculo. Além disso, a praia está cercada por dois dos cartões postais mais famosos de Noronha: Morro Dois Irmãos e Baía dos Golfinhos.

Inclusive, na praia do Sancho há dois mirantes, um por cima das falésias onde se pode ver golfinhos rotadores que ficam na Baía dos Golfinhos.

O outro mirante, e parada obrigatória, é o Morro Dois Irmãos. Acredite, a vista dos mirantes é incrível!O acesso à praia é um pouco difícil, pois é necessário descer uma escada de ferro entre o paredão rochoso. Embora apresente alguns obstáculos, os degraus são largos e a descida é segura. Com cuidado, não haverá motivos para se preocupar.

Para chegar na praia do Sancho, você deve ir pelo centro de visitantes “PIC (Posto de Informação e Controle) Golfinhos – Sancho” e andar por passarelas de madeira até chegar no mirante que dá acesso à praia, onde você encontra a escada. Lembre-se que só é possível visitar se você tiver o seu ingresso para o Parque Nacional Marinho. Nesse passeio existem 4 trechos de trilha:

  • Trilha Baía dos Golfinhos – você sai do PIC e vai para o mirante dos golfinhos pelo caminho suspenso montado com uma larga passarela de madeira.
  • Trilha Costa dos Mirantes – é um caminho de terra para acessar o mirante do Sancho partindo do mirante dos golfinhos. O caminho todo é formado por paisagens lindíssimas onde você consegue ver espécies de aves e vegetações típicas da ilha.Trilha do Sancho: por meio desse trecho, você sai do PIC do Sancho, caminha 350 m e chega ao mirante do Sancho, onde tem acesso à praia.
  • Trilha Costa dos Mirantes – é um caminho de terra para acessar o mirante do Sancho partindo do mirante dos golfinhos. O caminho todo é formado por paisagens lindíssimas onde você consegue ver espécies de aves e vegetações típicas da ilha.Trilha do Sancho: por meio desse trecho, você sai do PIC do Sancho, caminha 350 m e chega ao mirante do Sancho, onde tem acesso à praia.
  • Trilha Mirante Dois Irmãos: partindo do mirante do Sancho você pode percorrer uma pequena trilha e admirar a vista para Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos.

Outra forma de chegar é por Passeio de Barco. Ele não pode atracar, mas permite que você desembarque e vá nadando até a areia ou aproveite o mar ali mesmo.

No PIC você vai encontrar uma boa estrutura de apoio, com lanchonete, lojinha, banheiros, chuveiro e as passarelas de madeira que levam para a Praia do Sancho e para os mirantes. No entanto, na areia da praia não há estrutura de bares, restaurantes, cadeira, etc.

Além de tudo isso, entre março e julho, se formam quedas d’água temporárias nos paredões da falésia, se tornando uma grande atração do local na baixa temporada.

Confira no vídeo abaixo tudo sobre essa beleza que atrai turistas do mundo inteiro:

Cacimba do Padre

praias de fernando de noronha_atalaia_4

Essa praia é onde se encontra o ponto mais famoso de Fernando de Noronha: o Morro Dois Irmãos e, por isso, é parada obrigatória para fotos incríveis nesse cartão postal.

É a praia favorita dos surfistas, chamada também de Havaí Brasileiro. Ela é considerada uma das melhores praias do Brasil para surfar devido às ondas que são tubos rápidos e perfeitos. De dezembro a abril, é a época ideal para pegar ondas na Cacimba do Padre.

Além do surf, a praia também é interessante para fazer mergulho de apneia, entre maio e novembro. Muitas espécies de animais marinhos podem ser observadas no local. O recomendado é você contratar um guia para escolher o lugar mais apropriado para te orientar, além de ser a opção mais segura.

Um destaque para essa praia é a abertura dos ninhos de tartarugas marinhas. Esse é um local de desova de tartarugas e, por isso, a unidade do projeto TAMAR das praias de Fernando de Noronha coordena a abertura dos ninhos entre setembro e março. Nessa ocasião, os biólogos soltam centenas de tartarugas marinhas que vão da areia para o mar. Os turistas podem assistir, basta se informar na sede do projeto.

Viva a beleza das praias de Fernando de Noronha

praias de fernando de noronha_atalaia_3

As praias de Fernando de Noronha oferecem atividades e passeios ideais para aproveitar a dois, com os amigos ou familiares queridos.

Mas, para ter acesso à elas, é preciso lembrar que é obrigatória a compra de ingresso e pagamento da taxa de visitação da ilha. Confira no site do PARNAMAR qual a melhor forma para você adquirir o seu.

Você pode fazer mergulhos em águas cristalinas, passeios de barco e viver experiências maravilhosas. As paisagens são de tirar o fôlego e o fundo do mar das praias de Fernando de Noronha é mágico. E tudo isso está esperando por você o ano inteiro!

Descubra qual passeio por essas praias combina mais com o seu perfil.