Praia do Sancho: saiba como chegar na praia mais bonita do mundo

Viajar para Noronha é um sonho de muitos viajantes. Afinal, conhecer uma ilha paradisíaca com natureza super preservada sem ter que sair do país é o desejo de qualquer um. E a melhor parte é que em Noronha você tem a oportunidade de visitar a Praia do sancho, eleita quatro vezes pelo site TripAdvisor como a melhor praia do mundo

Entretanto, antes de visitar a praia mais bonita do Brasil de água cristalina e areia dourada, é importante saber como podemos fazer para acessar o local de difícil acesso. Leia esse artigo especial sobre a Praia do Sancho e descubra como chegar nesse paraíso, além de garantir algumas dicas especiais para aproveitar ainda mais o local mais desejado da ilha.

Como chegar na Praia do Sancho

escadaria de acesso a praia do sancho

Atualmente existem duas maneiras de acessar a praia: por mar ou por terra. Se você possui disposição e energia para encarar a descida de uma escada vertical com 208 degraus cravada em meio a rocha, o acesso por terra será a sua escolha.

Para chegar na escadaria, você vai precisar se encaminhar até a entrada do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha para a Baía do Sancho. Essa entrada é um pouco distante da Vila dos Remédios, onde está localizada grande parte das pousadas e hotéis da ilha. Por isso, para se deslocar até o Sancho, você vai precisar alugar um buggy, garantir um translado, ou pegar o ônibus que percorre a ilha.

Após passar pela lojinha do IBAMA e apresentar o seu ingresso do parque, você vai encontrar 3 opções de trilhas: a primeira tem 1 km de extensão e te leva ao Mirante dos Golfinho, a segunda te leva diretamente a descida para o Sancho, com 500 m, e a terceira, e mais longa, com 1,2 km vai te levar ao Mirante Dois Irmãos. Todas as opções contam com trilhas suspensas com acessibilidade para cadeirantes.

Vale saber que a escadaria da Praia do Sancho possui horários exclusivos para as subidas e descidas, por isso, planeje com antecedência a sua chegada no local. Ao todo, são 208 degraus para quem topar a aventura de descer uma escada vertical estilo bombeiro cravada em meio a uma imensa rocha.

Após essa aventura, você chegará na areia da praia mais bonita e encantadora do mundo, aproveite!

Conheça a Praia do Sancho por meio do passeio de barco

passeio de barco para a praia do sancho

Se você não possui muita disposição para percorrer todo esse trajeto, o acesso pelo mar é a melhor opção para conhecer a Praia do Sancho! Por meio de um passeio de barco, o visitante pode desembarcar nas águas do mar da praia e conhecer os encantos marinhos que esse paraíso reserva.

Entretanto, por segurança, não é permitido nadar até a areia, por isso, se escolher essa maneira para visitar a baía, você não conseguirá caminhar na faixa de areia. Aproveite essa chance para curtir um mergulho com snorkel e conhecer a rica vida marinha da praia. A Baía do Sancho é um dos melhores pontos de mergulho.

Não esqueça do seu ingresso do Parque Nacional Marinho

parque nacional marinho

Fernando de Noronha é dividido em dois territórios: a APA, área de preservação ambiental, e o Parque Nacional Marinho. Por isso, para visitar a ilha, o visitante deve arcar com uma taxa de preservação que será paga de acordo com os dias de estadia na ilha. 

Além disso, se você quiser visitar alguma praia ou atração especial que esteja no território do Parque, como a Praia do Sancho por exemplo, também será necessário pagar a taxa do ingresso.

Seu valor é fixado em R$ 106,00 para os turistas brasileiros, e ao pagar essa taxa, você garante acesso a qualquer área do parque por até 10 dias. Para realizar o pagamento on-line antecipado você pode visitar o site do oficial do Parnanoronha.

É importante saber que mesmo com o pagamento on-line antecipado, quando desembarcar na ilha é necessário se encaminhar até o Centro de Visitantes do Projeto Tamar na ilha para retirar o seu ingresso pessoalmente.

Visite a cachoeira do Sancho

cachoeira da praia do sancho

Essa informação é super especial, afinal, poucas pessoas sabem que a Praia do Sancho possui uma cachoeira! Isso acontece apenas durante a época chuvosa na ilha, que acontece durante os meses de março a julho. As águas da chuva despencam do alto dos paredões da baía e formam um lindo cenário de queda d’água em meio a vegetação presente na praia.

A cachoeira fica bem no meio da praia, além disso, sua água forma um pequeno fluxo d’água que se encaminha para o mar, por isso, não tem como não encontrá-la. Para chegar até o melhor local para aproveitar essa atração, é necessária realizar uma pequena escalada nas rochas do local. Não perca sua chance de visitar essa linda e momentânea que Noronha te oferece!

Aproveite sua estadia na ilha conhecendo as melhores atrações

melhores praias de fernando de noronha na praia do sancho

A Praia do Sancho em Fernando de Noronha é uma das mais queridinhas de toda ilha, por isso, você não pode deixar de visitar esse lugar especial durante a sua viagem. O acesso pode ser feito de duas maneiras, escolha a mais recomendada para você e aproveite sua experiência do começo ao fim!

Para garantir um conforto maior para os seus passeios, vale a pena contar com o serviço especializado de uma empresa de turismo presente há mais de 20 anos na ilha. Entre em contato com a Atalaia e descubra nossas condições especiais.