Fique por dentro mergulho em fernando de noronha

Saiba tudo sobre mergulho em Fernando de Noronha nas águas claras da Ilha

Fernando de Noronha é o sonho de consumo de todos os mergulhadores. Afinal, na ilha você encontra o principal parque marinho brasileiro, com mais de trinta pontos de mergulho diferentes. Isso sem falar nos encantos do fundo do mar que você descobre por meio do mergulho em Fernando de Noronha.

Se você não é um mergulhador experiente, não tem problema. Na ilha você não precisa ter experiência ou mesmo saber nadar para conhecer o fundo do mar da melhor maneira. Quer saber como? Leia esse conteúdo para entender como você pode mergulhar em Fernando de Noronha!

Conheça a vida marinha por meio do mergulho em Fernando de Noronha

vida marinha de noronha

Por contar com uma vida marinha abundante e visibilidade que pode chegar a 50 metros de profundidade, a ilha possui os melhores pontos de mergulho de todo o mundo. Alguns turistas visitam o lugar apenas para ter a oportunidade de realizar os mergulhos que são tão famosos mundo afora. 

É importante saber que dependendo da época do ano que você visitar a ilha, a visibilidade debaixo d’água pode estar um pouco prejudicada. Isso porque durante a época chuvosa, a água da chuva que desce pelos paredões da ilha para as praias pode deixar a água turva. 

Ainda não decidiu qual a data da sua viagem? Leia aqui o nosso conteúdo sobre a Melhor época do ano para Fernando de Noronha.

Por isso, ao viajar para o local, após realizar as trilhas e conhecer as principais praias, o mergulho em Fernando de Noronha é uma das atrações que você precisa realizar para aproveitar e curtir a ilha ao máximo. Afinal, que melhor maneira de descobrir o encanto da vida marinha super preservada de uma das ilhas mais amadas do país?

Pontos de mergulho em Fernando de Noronha

mergulho de cilindro

São 16 pontos principais para a prática de mergulho em Fernando de Noronha, que variam de 3 a 63 metros de profundidade. Apesar de alguns serem reservados para os mergulhadores mais avançados ou intermediário, você ainda pode encontrar pontos de mergulho com lindos cenários para os mais inexperientes.

O Naufrágio do Porto é uma dessas opções. Localizado bem próximo da praia do porto, o naufrágio de dois antigos navios gregos podem ser avistados a apenas 3 metros de profundidade, com uma rica vida marinha ao seu redor, repleto de peixes, tartarugas, moréias, arraias e tubarões.

Por está bem próximo da praia, o visitante pode escolher realizar esse mergulho por conta própria com o equipamento de snorkel, ou ainda realizar o mergulho com cilindro para ter uma experiência completa. Prepare sua máquina aquática e se prepare para registrar lindas fotos do fundo do mar.

Outro ponto de mergulho que vale a pena conhecer é a Caverna da Sapata. Medindo aproximadamente 15m por 30m, o local é casa de raias-prego, meros e outros peixes maiores. Além disso, o cenário subaquático da caverna é bem diferente dos demais pontos de mergulho da ilha.

Apesar do mar neste ponto ser sujeito a correnteza, as excursões recebem mergulhadores básicos até os mais avançados. É muito importante contratar uma empresa experiente que conte com todos os equipamentos de segurança necessários para realizar o mergulho.

Em Noronha você também tem a oportunidade de conhecer um dos naufrágios mais famosos do país, o Corveta V17. Esse mergulho é reservado apenas para os mergulhadores mais avançados, com uma profundidade de 60 metros. Com quase toda estrutura preservada, no interior do navio o mergulhador ainda encontra objetos deixados para trás pela sua tripulação.

Entenda a diferença entre mergulho autônomo e livre

mergulho livre em fernando de noronha

Antes de escolher entre os diversos pontos de mergulho para realizar na ilha, é importante entender a diferença entre mergulho autônomo e mergulho livre.

O mergulho livre é feito apenas com a máscara e snorkel, e para realizá-lo você só precisa escolher uma praia e se aventurar. Existem vários locais maravilhosos para realizar esse mergulho, como a baía dos Porcos ou a Praia do Sancho, por exemplo. Entretanto, se você não possui experiência com o mar, é sempre bom contar com o auxílio de um guia para te orientar.

Se você topar uma aventura maior, o mergulho autônomo, também chamado de Scuba, pode ser uma boa pedida. Realizado com cilindro e roupa de mergulho, esse tipo de mergulho vai te levar as maiores profundidades. Entretanto, para realizar os mergulhos mais avançados, é obrigatório possuir o certificado de mergulhador.

A boa notícia é que em Noronha todos os turistas podem realizar o batismo submarino. Modalidade de mergulho que atinge uma profundidade máxima de 15 metros com 30 minutos e que não precisa de certificado. Acompanhado por um instrutor durante todo o trajeto, neste mergulho o visitante nem mesmo precisa saber nadar!

Experimente um mergulho em Fernando de Noronha com velocidade

Além do mergulho livre e autônomo, em Noronha o turista ainda conta com uma terceira opção de passeio para conhecer o fundo do mar. O Atalaia Sub é um dos passeios mais procurados: uma prancha submarina que é puxada pelo barco em velocidade. A profundidade desse passeio pode chegar até os 4 metros, depende da preferência do turista.

Dessa maneira é possível conhecer a beleza do fundo do mar e ainda curtir a adrenalina com a velocidade.

Dicas para melhor aproveitamento do ambiente marinho

mergulho em noronha

Descobrir os encantos do fundo do mar de Noronha é uma experiência única, mas alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes e manter o ambiente preservado. Separamos algumas dicas para o melhor aproveitamento do mergulho em Fernando de Noronha. Confira a seguir:

  • Maré alta, lua nova e lua cheia combinam com peixes grandes;
  • Evite nadar próximo a grandes cardumes, principalmente ao amanhecer e ao cair da tarde, pois esse é o horário que os peixes se alimentam;
  • Fique atento ao nível e condições do mar. Evite o banho em águas profundas e mar revolto, pois há probabilidade de correntes fortes;
  • As caravelas são lindas, mas podem queimar;
  • Nunca mergulhe desacompanhado;
  • Respeite o espaço dos animais marinhos: contemple a presença deles, mas nunca persiga-os, toque-os ou alimente-os;
  • Em caso de dúvidas, procure um condutor local credenciado.

Descubra Noronha com quem também é apaixonado pelo lugar

mergulho em noronha

Para curtir o mergulho em Fernando de Noronha é essencial fechar um passeio com uma empresa séria e experiente na ilha. Afinal, segurança é essencial para um mergulho inesquecível repleto de bons momentos. A Atalaia é uma empresa apaixonada por esse paraíso e presente na ilha desde 1992.h

Durante o mergulho com a Atalaia, você terá acompanhamento de um mergulhador habilitado o tempo todo. O mergulho de batismo pode chegar até 12 metros de profundidade passando até 30 minutos de permanência na água. Neste passeio você terá a chance de comprovar a fama e a beleza de um dos top 3 destinos de mergulho de Fernando de Noronha!

Quer conhecer todos os passeios incríveis que Fernando de Noronha tem a oferecer para seus visitantes? Então clique aqui e escolha o que mais te conquistar.

Tags: